Esse é o lema que norteia o dia a dia na SDV Reciclando. Formada majoritariamente por mulheres chefes de família, a frase não é o único traço do coletivo que remete à força feminina – a história da criação da cooperativa mistura-se intimamente com o processo de empoderamento das mulheres que a compõem.
"A SDV É UMA FORMA CONCRETA DE RESISTÊNCIA NA PERIFERIA"
FALERO, José.
O grupo SDV Reciclando é uma forma concreta de resistência na periferia. Coordenado por Stefani Guedes e Paula Guedes, BIBI e PAULA resgatam #MULHERES_CHEFES_de_FAMILA que foram vítimas de violência doméstica e lhes oferecem trabalho (cooperativo e solidário), alimentação e cuidado com os pequenos (filhos).
"As gurias ", como são conhecidas, viajaram pro encontro nacional do MST e pelo estado do Rio Grande do Sul, representando o MNCR e mobilizando e articulando catadoras e catadores. Sempre estão firmes em todos os chamados do movimento. Ambas voltaram a estudar no colégio #APLICAÇÃO_CAP da UFRGS e logo querem estar também na universidade.
Entenda o impacto do projeto sediado na comunidade Vila dos Herdeiros, Lomba do Pinheiro - Porto Alegre, RS
Construída como uma forma de buscar a independência financeira e o empoderamento de mulheres em vulnerabilidade social, a SDV Reciclando, cooperativa de reciclagem do bairro Agronomia, na Capital, se tornou uma referência de solidariedade para sua comunidade. Isso porque, além de atuar na coleta seletiva, há mais de dois anos as gurias da cooperativa têm executado diversas atividades focadas no amparo às crianças e famílias da Vila dos Herdeiros.
O valor à educação é marca da cooperativa. A maioria das trabalhadoras do local retomou os estudos após ingressar na SDV, devido ao incentivo de Stefani Guedes, 28 anos, e Paula Guedes, 32 anos, idealizadoras do espaço. As irmãs são alunas do EJA no Colégio de Aplicação da UFRGS e têm o objetivo de cursar uma graduação. Por mais que tenham suas dificuldades, buscam apoiar as mães da comunidade na garantia da continuidade dos estudos das crianças.
Hoje, além de proporcionar emprego e renda para mães moradoras da comunidade, as gurias estão realizando uma campanha de arrecadação de material escolar para as crianças da comunidade, e distribuem esse material aos mais necessitados, conforme podemos observar nas imagens ao lado.
Texto cedido por Paula Guedes e Stefany Guedes
Caldeirão do Huck
Projeto que empodera mulheres e cuida do meio ambiente ganha ajuda do 'Caldeirão'- por Gshow — Rio de Janeiro - 22/07/2020 17h28
Acessar matéria na íntegra
Diário Gaúcho
"É as guria!": cooperativa de
reciclagem da Vila dos
Herdeiros garante renda para
mulheres chefes de família.
Cooperativa de reciclagem
lança campanha de doação
de materiais escolares para
crianças da Vila dos Herdeiros
Acessar matéria na íntegra
UFRGS notícias
Educação de Jovens e Adultos é
oportunidade de reduzir
desigualdades e resgatar sonhos
Acessar matéria na íntegra
G1
Mulheres da Lomba do Pinheiro incentivam
empoderamento feminino e olhar ao meio
ambiente em Porto Alegre
SDV Reciclando trabalha com mulheres
chefes de família. Com a pandemia,
iniciativa também ajuda moradores da
comunidade com doação de roupas,
alimentos e itens de higiene.
Acessar matéria na íntegra